quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Considerações sobre o II Workshop de Ciências Ambientais

          Agradecemos a presença de todos os palestrantes, ouvintes e organizadores do evento, a proposta surgiu da ideia de apresentação da empresa júnior GAIA Consultoria Ambiental Júnior para os professores do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG, e mediante isso conseguir aprovação e apoio aos alunos do curso de Ciências Ambientais.

          Por se tratar de um curso novo no Brasil - na modalidade de graduação -, e justamente na Universidade Federal de Goiás, o primeiro criado no país então com o nome de Ciências Geoambientais, alguns alunos questionavam sobre a atuação profissional e envolvimento com projetos. Daí com o auxílio dos coordenadores Manuel Eduardo Ferreira e Maximiliano Bayer, a orientação foi organizar um evento que apresentasse essas abordagens que são fundamentais até para a divulgação do curso.

          A exemplo do I Workshop de Ciências Geoambientais (antigo nome do curso), contamos com um bom público, onde totalizamos 68 inscritos (que pagaram para receber certificação) e demais que prestigiaram o evento não preocupados na questão do certificado, presença de professores do IESA e IF (Instituto de Física), alunos de Ciências Ambientais, Ecologia, Geografia, Ciências Biológicas, Química da UFG, e de alunos de Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental da PUC-GO e também alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás (iFG).




-----
Nossos agradecimentos, em nome dos alunos de Ciências Ambientais, bem como do corpo representativo da empresa GAIA Consultoria Ambiental Júnior.



P.S. Os certificados serão entregues no Centro Acadêmico (CA-GEO e CA-CAMB) localizados no IESA (prédio novo) no Campus II da UFG a partir do dia 03/12, durante os horários entre 12:30h e 14:00h. Favor apresentar o crachá usado durante o evento para identificação organizada.




sexta-feira, 16 de novembro de 2012

II Workshop de Ciências Ambientais


  • Taxa de Inscrição: R$10,00  (procurar representantes no CA-CAmb/CA-GEO no IESA; ou nos dias do evento - enquanto houver vagas)
  • Certificação: 20h + minicurso

  • Dias: 21, 22 e 23/11; 
  • Horários : 14:00h - 18:00h
  • Local: Universidade Federal de Goiás, campus II (Samambaia) no auditório e anfiteatro do Instituto de Física.

Programação completa (no Slide Share)













Divulgação:

Página oficial da UFG 
Página oficial da SEMARH-GO

--------------------------------------------------------------
Cronograma do I Workshop (ocorrido em 2010)
--------------------------------------------------------------

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apoio da Ex LEGE

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Extraído do site da Ex LEGE - Empresa Júnior Jurídica na UFG
---------------------------------------------------------------------------------------------------------


O curso de Ciências Ambientais, através de alguns alunos, demonstrou, há um tempo, o interesse em construir uma Empresa Júnior.

Em reunião com a Ex Lege, Robson Luiz Fortuna Filho, o futuro diretor executivo da Empresa Júnior do curso de Ciências Ambientais, demonstrou, junto aos demais futuros membros, o anseio em estruturar formalmente tal associação.

A Ex Lege - Empresa Júnior Jurídica apresentou a eles os requisitos básicos de criação e registro da associação e os documentos necessários. Os futuros membros da associação de Ciências Ambientais aceitaram em contratar os serviços da Ex Lege.

Assim, começou na Ex Lege - Emprsa Júnior Jurídica a elaboração dos documentos fundamentais para a estruturação formal da incipiente associação, bem como apoio aos seus membros na elaboração dos documentos que legalmente lhes competem, e submissão ao Cartório competente para registro.

Hoje, 16 de outubro, às 8 horas, aconteceu a Assembleia que fundou a GAIA AMBIENTE JR.

Nasce, então, com o apoio da Ex Lege e para a satisfação e sucesso do Movimento Empresa Júnior, a GAIA AMBIENTE JR. na UFG.



domingo, 30 de setembro de 2012

Empresas Juniores e sua importância na graduação

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um dos principais problemas que o jovem encontra ao se formar em uma faculdade é a insegurança na hora de colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula e uma das maneiras de suprir essa necessidade é a realização de atividades extracurriculares. Dentre as opções de atividades disponíveis destaca-se o ingresso do estudante em uma Empresa Júnior (EJ), que prepara seus membros para o mercado de trabalho sempre mantendo o foco na qualidade das informações compartilhadas e serviços prestados.

- Mas o que seria uma Empresa Júnior?
A Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, na qual os alunos da graduação prestam serviços e desenvolvem projetos para outras empresas e para a sociedade em geral. Isso é uma maneira de colocar-se em prática o aprendizado obtido nos cursos superiores, aplicando-o em situações reais que qualquer empresa, seja ela sênior ou júnior, vivencia.

- Quando as EJ’s surgiram?
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, com o objetivo de complementar a formação acadêmica com experiências práticas. No Brasil, o movimento chega em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.

O MEJ oferece a sociedade uma consultoria empresarial de menor custo, aumentando a qualidade e a chance de sucesso de empreendimentos num país com alta demanda por emprego e renda. Além disso, proporciona aos universitários a oportunidade de absorver valiosas lições sobre trabalho em equipe, liderança, criatividade, networking, pró-atividade e qualidade, assim como colocar em prática o aprendizado adquirido na graduação de forma única. Tais características são consideradas um diferencial no mercado de trabalho atual.

Uma outra possibilidade fornecida pelas Empresas Juniores é a oportunidade de desenvolvimento de seus próprios membros, ou seja, o crescimento profissional é possível a todos os que participam da empresa. Coordenadores, diretores e até os presidentes são cargos ocupados pelos próprios estudantes! Isso proporciona, consequentemente, uma chance ao membro de administrar situações de grandes responsabilidades, orientar equipes em busca do cumprimento de metas e objetivos e até representar a Empresa Junior em importantes decisões, desenvolvendo cada vez mais seu espírito de liderança.

- Qual a realidade do MEJ no Brasil?
Atualmente, o Brasil é um país de destaque frente ao Movimento Júnior como um todo. São mais de 23 mil empresários juniores no Brasil e mais de 600 empresas juniores em todo o país, que oferecem uma gama diversificada de serviços. Existem empresas juniores voltadas para diversos cursos de graduação, onde sua maioria é direcionada para o ramo da administração. Entretanto, muitas EJ’s trabalham com a área das engenharias, ganhando cada vez mais destaque na realidade brasileira. Pode-se, então, considerar o MEJ um fenômeno econômico e empresarial de sucesso.

A Brasil Júnior é o órgão nacional do Movimento Empresa Júnior, trabalhando para fomentar e dar suporte às empresas juniores em todo o Brasil e representá-las para potencializar os resultados de nossa rede e divulgá-los mundo afora.

Colaboração: Fluxo Consultoria - Empresa Júnior de Consultoria da UFRJ

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Segunda Assembleia de Criação

Reunião com representante da Goiás Júnior e discussão sobre os departamentos e divisões de tarefas que são aconselhados para o "ponto de partida" de qualquer empresa.


terça-feira, 5 de junho de 2012

ATA 001

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto transcrito da ATA - Assembleia de Fundação
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em assembleia geral, realizada no dia 05 de Junho de 2012, ficou decidido à criação de uma Empresa Júnior do curso de Ciências Ambientais ofertado pela Universidade Federal de Goiás; evento aberto ao público e destinada aos discentes do próprio curso. Definiu-se que a empresa será inserida na análise e elaboração de projetos diversificados. A empresa será uma instituição filantrópica destinada à prestação de serviços e qualificação profissional. Segue a assinatura dos presentes: Alessandro Abreu Lemos; Guilherme Collier; Ana Paula Sobral Moreira; Vinícius Pereira Martins; Israel Alves da Silva Filho; Franciely Castro Marques; Gabriella Garcia; Leonardo Nogueira de Oliveira; Italo Fernandes de Lima; Sarah Marciano Silva; Braian de Alencar Nogueira; Larissa dos Santos Carvalho; Anna Káritha Lins; Suellen Soares Silva; Camila Robert Alexandre; Dédalo Dorneles Ferraz; Samara de Oliveira Costa; Marcio Antonio Rocha Santana; Helio Junio M. de Paula; William Nunes Santos; Lu Hsueh Yi; Robson Luiz Fortuna Filho; Gustavo Mendonça Rodrigues de M. Neto; Marcelo Augusto de S. Siqueira; Elenivaldo P. da Silva/ Rherison Tyrone Silva Almeida; Letícia Ribeiro de Sant’Ana; Gabriel Vitorette Leite; Fernanda de Sousa Gonçalves Rodrigues; Jessica Caroliny S. Sousa; Flávia Gomes de Souza; Arielle Elias Arantes; Waisten Resende Carrijo; Lara Yask Alves da Silva; Vinícius Maciel de V. Lima; Gustavo Couto Pires; Valdivino Cesar Souza de Jesus.